top of page
gepes8.JPG

✨ Criando Oficinas que Encantam âœ¨

ICONES_MOMENTOS-01.jpg

Oficinas são feitas de momentos que se ligam com alguma intenção

Pense em um filme. Filme, como várias outras formas de contar histórias, são construídos em uma sequência de momentos que se conectam e crescem até chegar no ápice, onde chega em alguma grande conclusão e depois encerra com uma sensação gostosa de fechamento. Uma boa oficina não é tão diferente. 

​

Geralmente pensamos uma oficina com algum grande momento em mente. No entando, não adianta pensarmos somente neste momento sem considerar como levamos as pessoas participantes até este grande momento. Devemos pensar no que vem antes e no que vem depois. Por exemplo, se queremos que pessoas estejam com a cabeça borbulhando de ideias para uma sessão de ideação, não podemos somente juntar todo mundo e pedir para que as pessoas começem a idear, elas não estão devidamente aquecidas para isso. Para tirar o melhor daquele encontro, devemos pensar em como essa oficina é construída de momentos.

​

Para melhor orientar você, a pessoa facilitadora, separamos nossas técnicas em diferentes momentos. Fizemos desta forma para te ajudar a construir uma oficina que faça sentido do início ao fim e que encante as pessoas participantes. Nós acreditamos que uma boa oficina tem que começar engajando (quebra gelo) e preparando o corpo e mente das pessoas participantes (aquecimento) para quando elas forem se dedicar a criar algo juntas (cocriação), para depois relaxar e gerar uma satisfação de um trabalho bem feito quando a oficina acabar (fechamento).

​

Para entender melhor como funciona cada um destes momentos, veja a nossa explicação de cada um:

 

​

​

​

​

​

​

​

​

 

QUEBRA-GELO

Usamos técnicas de Quebra-Gelo quando queremos tirar a seriedade do ambiente e criar um clima mais confortável entre as pessoas participantes ðŸ§Š

​

É comum termos uma oficina com um grupo de pessoas que não estão acostumadas a trabalhar juntas. É sempre importante garantir que todas as pessoas se sintam confortáveis umas com as outras para o resto da oficina. Pessoas engajadas tendem a ser mais produtivas e criativas quando trabalham juntas. Técnicas de Quebra-Gelo são usadas com essa intenção e geralmente acontecem na abertura de uma oficina e na volta de intervalos. São exercícios simples e divertidos, muitas vezes envolvendo movimento corporal, energizando as pessoas. Neste ponto, é importante destacar: sempre é bom pensar se o seu público está preparado para uma atividade de maior ou menor movimentação corporal na hora de escolher qual técnica fazer.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

AQUECIMENTO
Usamos o aquecimento para preparar o grupo para os momentos de criatividade, garantindo todas as pessoas se sintam mais soltas e prontas para idear 
💃

​

Queremos que as pessoas participantes estejam sintonizadas para idear e construir algo juntas. Para isso, precisamos garantir que as pessoas passem um tempo experimentando e se preparando em algum conceito que vai ser trabalhado na oficina. Por exemplo, podemos buscar aquecer a capacidade das pessoas de idear ao fazer com que pensem nas várias possibilidades de um mesmo objeto com a técnica Mil Usos, ou fazer com que experimentem e entendam a importância da liderança no trabalho em equipe com o Desafio do Equilíbrio. São técnicas mais reflexivas, fazendo com que as pessoas se preparem para pensar bastante e de forma colaborativa.

​

 

 

 

 

 

 

 

 

​


COCRIAÇÃO

Usamos técnicas de Cocriação para extrair ideias criativas e inovadoras de um grupo de cabeças pensantes ðŸ§ 

​

Chegou a hora de botar as cabeças para funcionar! Queremos tirar o que há de melhor das mentes das pessoas participantes, por isso precisamos provocar pensamentos e organizar as ideias que surgirem. São técnicas criadas pensando em orientar o grupo em cima de uma pergunta ou problema em comum, guiando as pessoas participantes até uma conclusão que fique visível para todas as pessoas presentes. Ah, achamos importante lembrar que, de certa forma, a oficina toda é uma grande cocriação. Os momentos de cocriação são, no entanto, as partes da oficina que todas as pessoas estão focadas exclusivamente na criação de algo. 

​

​

​

 

 

 

 

 

 

​


FECHAMENTO

Chegou a hora de acabar a oficina e garantir que todas as pessoas participantes entendam e lembrem o que foi construído durante o encontro ðŸ¤”

​

Uma boa oficina não simplesmente acaba, ela tem um encerramento. É importante garantirmos que todo mundo saia da oficina com um sentimento de fechamento, que entendeu o que aconteceu no encontro e sinta que foi importante. São técnicas feitas pensando em levar as pessoas participantes a refletir sobre a experiência que tiveram na oficina e compartilhar as suas percepções.

​

Agora que você já sabe sobre os momentos da oficina, já pode checar as nossas técnicas, montar o seu próprio roteiro e arrazar na sua oficinaAntes de nos despedirmos, lembre-se:

​

- Esses momentos são somente uma sugestão, construa a sua oficina da forma que você entender ser melhor ;)

- Você pode usar outras técnicas que não estão no Tulquito ou inventar algo novo para fazer na sua oficina (abuse da sua criatividade!);

​

Boa oficina!

bottom of page